Frase da Vez:
Spoil yourself a little...
Gâtez-vous un peu...
"Biscoito da Sorte (e não é do chinês)"

terça-feira, 10 de março de 2009

Amigo Aprendiz

Chega um momento em que vc sabe que já viveu o suficiente pra aprender certas coisas. E amizade é, acima de tudo, respeito. A distância provoca em mim reflexões muito interessantes.
Não sinto competitividade em relação aos meus irmãos. Se eles tiverem a necessidade de expor minha confiança para se sentirem melhor, estou aqui pra me calar e compreender.
Não tenho rancor em relação às minhas paixões, aos meus amores. Cada um tem um lugar especialíssimo dentro do meu coração e todos têm espaço na minha vida se souberem se colocar e me respeitar.
Luto contra a pequena necessidade de aprovação de meus pais que ainda tenho. Somos adultos e nada mais temos que nos cobrar. Agora é hora da cumplicidade. Não podemos deixar passar a troca por culpa ou incompreensão. Sei que em breve isso também não fará mais parte de nós. É uma semente desabrochando.
Não faço cobranças descabidas aos amigos. A solidariedade é o que nos move e conforta. Sendo que este deve ser o tipo de amizade fundamental entre todos os que escolhemos para partilharem de nossas vidas: irmãos, pais, parentes ou desconhecidos que tocaram nossos caminhos e hoje compartilham dele. 
Se pensarmos bem e chegarmos à conclusão de que certa colocação não cabe a quem de direito, seja por falta de coragem nossa em fazê-la ou porque não é nada tão grave assim, ela deve ser encerrada e não compartilhada com aqueles que nada podem fazer. Jogar palavras ao ar sem responsabilidade é correr o risco de machucar quem nos é caro.
Uma homenagem à amizade, com o poema do Amigo Aprendiz.
Tenham uma ótima semana!

Poema do Amigo Aprendiz – Fernando Pessoa

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos. 
Nem tão longe e nem tão perto. 
Na medida mais precisa que eu puder. 
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida, 
Da maneira mais discreta que eu souber. 
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar. 
Sem forçar tua vontade. 
Sem falar, quando for hora de calar. 
E sem calar, quando for hora de falar. 
Nem ausente, nem presente por demais. 
Simplesmente, calmamente, ser-te paz. 
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender! 
E por isso eu te suplico paciência. 
Vou encher este teu rosto de lembranças, 
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

Nenhum comentário: